domingo, 31 de março de 2019

Para os(as) alunos(as) da EJA " EE Pedro Malozze"

Aulas para reforçar os temas da Semana!!!!

Pirâmides Ecológicas - 1º(s) Ano(s) EJA


Classificação dos vegetais para o 3º ano A Eja


Divisão celular para os(as) alunos(as) da EJA 2º Ano

Divisão celular
divisão celular é um processo no qual uma célula, denominada célula-mãe, se divide e forma novas células. A reprodução pode ocorrer por meio da mitose ou da meiose e as células-filhas, assim como a célula-mãe, possuem as informações genéticas referentes à sua espécie. A divisão faz parte do ciclo celular.
Em organismos unicelulares, como bactérias e protozoários, a divisão é feita por meio da reprodução assexuada. Já nos organismos multicelulares, a divisão acontece com o objetivo de formar gametas que originarão um novo ser vivo, permitir o crescimento do indivíduo desde o zigoto até a idade adulta graças ao crescimento dos tecidos ou substituir as células desgastadas pelo processo de envelhecimento por novos organismos celulares.
Divisão Celular
Resumo da divisão celular: Mitose
A mitose pode ser definida como um processo de reprodução celular no qual as duas células-filhas possuem o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. Isto significa que as novas células geradas terão o mesmo conjunto de informações genéticas. A mitose é necessária para o crescimento e desenvolvimento do corpo, a substituição de organismos celulares velhos ou mortos por novas células e a regeneração de áreas do organismo que sofreram algum tipo de lesão.
O método de divisão celular é coordenado pelo núcleo da célula. Em um resumo da divisão celular, pode-se dizer que primeiro os cromossomos são duplicados no interior do núcleo, formando dois núcleos com 46 cromossomos cada um (no caso dos seres humanos). A divisão do núcleo é chamada de cariotomia ou cariocinese. A próxima etapa é a divisão do citoplasmada célula em duas partes, cada uma com um dos núcleos gerados na fase anterior, originando duas novas células. O processo de divisão do citoplasma é denominado citocinese ou citodierese.
A mitose pode ser dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Antes do início da mitose, ocorre a interface, período no qual existe uma atividade metabólica para duplicar o conteúdo genético.
– Prófase: O material genético se transforma em cromossomos e os centríolos ficam posicionados em lados opostos da célula. No espaço entre eles surge um conjunto de fibras, chamado de fuso mitótico. Ocorre o desaparecimento do nucléolo e o rompimento da membrana do núcleo, denominada carioteca.
– Metáfase: Os cromossomos se posicionam no centro da célula e ficam presos ao fuso mitótico.
– Anáfase: Cada um dos dois filamentos de DNA, chamados de cromátides-irmãs, fica ligado a um polo da célula.
– Telófase: A divisão do núcleo e do citoplasma é finalizada. A carioteca se reorganiza e os nucléolos reaparecem. No final, as duas células-filhas, idênticas a célula-mãe, são formadas.
Resumo da divisão celular: Meiose
A meiose é outro tipo de divisão celular, na qual são formados os espermatozoides e os óvulos. Na meiose são geradas quatro novas células, porém, estas células, também chamadas de gametas, terão apenas metade da quantidade de cromossomos da célula-mãe. No caso dos seres humanos, os gametas terão 23 cromossomos cada um.
Durante a reprodução sexual, o espermatozoide, com 23 cromossomos do homem, se une ao óvulo, que possui 23 cromossomos da mulher, para formar uma nova célula, com 46 cromossomos. Esta nova célula possui conteúdo genético com as características da mãe e do pai e dará origem a um novo ser vivo.
Assim como na mitose, os cromossomos de duplicam no núcleo da célula-mãe. Este núcleo vai se dividir duas vezes para poder formar quatro células filhas, com 23 cromossomos cada uma. Em um resumo da divisão celular da meiose, pode-se dizer que na primeira divisão do núcleo, são formados dois novos núcleos, com 46 cromossomos cada um. Estes núcleos, por sua vez, se dividem novamente e formam mais dois núcleos, totalizando quatro novos núcleos. Com 23 cromossomos cada. Estas novas células também são chamadas de haploides.
A meiose também é divida em quatro fases, que se repetem duas vezes cada uma para possibilitar a formação de quatro novas células.
– Prófase I: Os cromossomos são formados, os centríolos ficam em polos opostos e surge o fuso mitótico. O nucléolo desaparece e a carioteca se rompe.
– Metáfase I: Os cromossomos se prendem as fibras do fuso mitótico e ficam posicionados no centro da célula, chamado de plano metafásico.
– Anáfase I: Os cromossomos se movem para polos opostos da célula por causa da redução do tamanho das fibras do fuso mitótico.
– Telófase I: A cariocinese e a citocinese terminam, a carioteca e o nucléolo voltam a aparecer.
– Prófase II: As fases são iniciadas novamente. Os cromossomos se formam, os centríolos se posicionam em polos opostos e o fuso mitótico aparece. O nucléolo some e a carioteca é rompida.
– Metáfase II: Os cromossomos ficam presos ao fuso mitótico e se posicionam no centro da célula.
– Anáfase II: As cromátides-irmãs se deslocam para os polos opostos.
– Telófase II: A cariocinese e a citocinese são finalizadas, a carioteca e o nucléolo surgem novamente. Termina a formação das quatro células-filhas, haploides, com 23 cromossomos cada uma.

domingo, 24 de março de 2019

Atividades de Biologia para os(as) alunos(as) da EJA-2019 da EE Pedro Malozze

Caros(as) alunos a seguir estão na sequência as atividades para as turmas das 3ª, 2ª(s) e 1ª(s) etapas respectivamente, para ter acesso basta ir abaixando a barra de rolagem!! Grato!!

Para os(as) alunos(as) do 3º termo A (EJA) da EE Pedro Malozze

Caros(as) alunos(as) leiam o texto a seguir e responda as questões da atividade a seguir!!!



Os Reinos dos seres vivos
Esta divisão faz parte de um clássico sistema de classificação dos seres vivos. A classificação dos seres vivos em 5 reinos foi proposta, em 1969, pelo biólogo e botânico norte-americano Robert Whittaker. Ele tem como base as características fisiológicas destes seres. Como existem milhões de espécies de seres vivos, em nosso planeta, este sistema de classificação é extremamente útil. Ele facilita a identificação dos seres, as relações existentes entre as espécies de cada reino, além de ajudar no estudo e entendimento da evolução.

Vale lembrar que dentro dos reinos existe um esquema de classificação interno (filo, classe, ordem, família e gênero), cujo objetivo é agrupar as espécies de um determinado reino, de acordo com características específicas.

OS CINCO REINOS

Reino Animal (Animalia)

Principais características: são multicelulares; não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento; a maioria das espécies (cerca de 95%) são invertebrados; a minoria (cerca de 5%) são animais vertebrados (entre eles o ser humano); possuem a capacidade de locomoção.

Exemplos de representantes deste reino: Homem, cão, gato, zebra, leão, cavalo, aranhas, serpentes, lagartos, sapos, caranguejo, escorpião, pato, galinha, gavião, peixes e insetos.

Reino Vegetal (Plantae)

Principais características: composto pelas plantas; são organismos eucariotos; produzem o próprio alimento através da fotossíntese; maioria das espécies é multicelular; com relação às flores e sementes, algumas espécies produzem e outras não.

Exemplos de representantes deste reino: árvores, arbustos, gramíneas, musgos, orquídeas, lírios, palmeiras e samambaias.


Reino dos Fungos (Fungi)

Principais características: a maioria das espécies é multicelular; absorvem alimento de matéria orgânica, morta ou viva; geralmente se desenvolvem em locais com pouca luz e muita umidade; são eucariotas; a reprodução pode ser sexuada ou assexuada (depende da espécie).

Exemplos de representantes deste reino: cogumelos, leveduras e bolores.


Reino dos Protistas (Protista)

Principais características: são eucariotas; são organismos intermediários, ou seja, apresentam características de animais (caso dos protozoários) e plantas (caso das algas).

Exemplos de representantes deste reino: amebas, flagelados, esporozoários e algas.


Reino das Moneras (Monera)

Principais características: são unicelulares; não apresentam núcleo organizado (são procariotas); são microscópicos (microrganismos); de acordo com a Biologia Evolutiva, foram as primeiras formas de vida que se desenvolveram em nosso planeta.

Exemplos de representantes deste reino: bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.


............................................................................................................................................................
 Atividade de Ciências
Nome                                                                              Série
1) Quais são os cinco reinos atuais onde os organismos vivos estão classificados?

2) Qual foi o biólogo que dividiu os seres vivos em cinco reinos? Em que ano?

3)Quais são as principais características dos indivíduos do reino protista? Quais são estes indivíduos?

4)Como se divide o reino animalia (animais)? Qual classe desse reino representa a minoria?

5)Cite as principais diferenças entre os reinos monera, fungi e vegetal?
...............................................................................................................................................................

Obs entregar esta atividade até 28/03 (quinta-feira) com perguntas e respostas podendo ser manuscrito ou em impresso!!!

Para os(as alunos dos 2º(s) Termos A e B (EJA) da EE Pedro Malozze

Caros(as) alunos(as) Leiam o texto e assistam o vídeo sobre o núcleo da célula para responder as questões da presente atividade !

.........................................................................................................

Atividade de Ciências

Nome                                                   Série

1)O que é o núcleo celular e qual sua importância?

2)Como o núcleo da célula eucarionte é formado?

3)É correto afirmar que todas as células têm núcleo? Justifique sua resposta?

4)O que são cromossomos? Quantos cromossomos a espécie humana tem?

5)O que é cromatina?

.........................................................................................................

Obs: Esta atividade avaliativa poderá ser entregue até Quinta-feira (28/03) manuscrito ou impressa!!!!!

........................................................................................................

O Núcleo Celular
Costumamos dizer que as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo celular. Apesar de ser uma afirmação bastante difundida, não é verdadeira, pois nem todas as células possuem núcleo, que está presente apenas em células eucariontes. Das células que possuem núcleo, a maioria apresenta apenas um, existindo alguns tipos celulares multinucleados, como é o caso das células musculares.

→ Quais são as características do núcleo celular?

O núcleo é uma região, geralmente, esférica onde está localizado o material genético. Normalmente o núcleo apresenta-se em uma posição centralizada na célula, mas pode assumir uma posição mais periférica, como ocorre nas células adiposas.

→ Componentes principais do núcleo celular:

  1. Envelope nuclear: O conteúdo do núcleo possui um envoltório nuclear que define um limite entre o citoplasma e o interior do núcleo. O envoltório nuclear é formado por duas membranas separadas por um pequeno espaço. Ele possui poros, os quais selecionam o que entra e o que sai da célula;
  2. Cromatina: Conjunto de cromossomos presentes no núcleo;
  3. Nucléolo: Massas densas formadas principalmente por RNA (ácido nucleico);
  4. Nucleoplasma: Substância que envolve a cromatina e o nucléolo.

→ Qual é a função do núcleo celular?

O núcleo possui importante função para os seres vivos, pois contém os cromossomos que possuem os genes que transmitem nossas características aos nossos descendentes. Vale frisar que o núcleo não é importante apenas por portar nossas características, ele também atua como um centro controlador das atividades metabólicas da célula e é responsável pela produção e processamento dos tipos de RNA, o que ocorre mais precisamente no nucléolo.

→ Como uma célula pode ser classificada de acordo com seu núcleo?

  • Anucleada: não apresenta núcleo. Esse é o caso das hemácias, células do sangue relacionadas com o transporte de oxigênio;
  • Mononucleada: apresenta apenas um núcleo. Esse é o caso das células epidérmicas, por exemplo.
  • Polinucleada: Célula que apresenta dois ou mais núcleos. Esse é o caso das células das fibras musculares esqueléticas.
ATENÇÃO: O núcleo celular desaparece em uma célula no momento da divisão celular, entretanto, ocorre a reorganização após a formação das células-filhas.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Para os(as) alunos(as) dos 1º(s) termos A e B (EJA) da EE Pedro Malozze

 Caros(as) alunos(as)  assistam o vídeo e na sequencia leiam o texto  para responder as questões da atividade para entregar na próxima quinta- feira (28/03)!!!!

Cadeias Alimentares

Cadeias e teia alimentar são conceitos importantes em Ecologia e estão relacionados com as relações de alimentação que ocorrem entre os seres vivos. Entretanto, a teia alimentar é uma maneira mais realista de retratar as relações que ocorrem no meio.
Antes de explicarmos o que é uma cadeia e uma teia alimentar, é fundamental entender o que são os níveis tróficos e quais são eles. Denominamos de níveis tróficos os diferentes grupos de organismos que possuem relações de alimentação similares. Herbívoros, por exemplo, estão no mesmo nível trófico.
Basicamente, podemos dizer que existem três níveis tróficos:
  • Produtores: esse nível agrupa os organismos autotróficos, ou seja, que produzem seu próprio alimento. Como exemplo de produtores, podemos citar as plantas e as algas, grupos de organismos que realizam o processo de fotossíntese.
  • Consumidores: seres heterotróficos e, portanto, incapazes de produzir seu próprio alimento. Denominamos de consumidores primários aqueles que se alimentam dos organismos produtores. Aqueles que se alimentam de consumidores primários são chamados de consumidores secundários, os que se alimentam de consumidores secundários são chamados de consumidores terciários e assim por diante.
  • Decompositores: Nesse grupo temos os fungos e as bactérias, que agem em todos os organismos da teia e cadeia alimentar. Esse nível é importante porque, ao realizar a decomposição, devolve ao ambiente nutrientes que poderão ser reutilizados.

→ Cadeia alimentar

As cadeias alimentares mostram o fluxo de nutrientes entre os níveis tróficos. Nesse caso, verifica-se um fluxo sempre retilíneo e unidirecional e cada espécie ocupa apenas um nível trófico.

→ Teia alimentar

As teias alimentares podem ser definidas como diversas cadeias alimentares interligadas. Essas interligações mostram que um mesmo organismo pode apresentar hábitos de alimentação variáveis e, portanto, ocupar diferentes níveis tróficos. Em uma teia, o fluxo de energia e nutrientes segue diversos caminhos.
Na teia alimentar, é possível verificar várias cadeias alimentares interligadas
Na teia alimentar, é possível verificar várias cadeias alimentares interligadas

→ Por que a teia alimentar representa melhor um ecossistema?

A teia representa melhor um ecossistema porque mostra as diversas relações que podem existir. É importante dizer que, em um ecossistema, não existe uma cadeia alimentar isolada, pois um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos. Esse é o caso dos onívoros, que, ao se alimentarem de vegetais, são consumidores primários, mas, ao se alimentarem de animais, são consumidores secundários, terciários e assim por diante.
Atenção: Ao representar uma cadeia ou teia alimentar, devemos utilizar uma seta para indicar a direção do fluxo de nutrientes e energia. Essa seta pode ser lida como “serve de alimento para”. Exemplo: Plantas → Coelhos → Corujas.

Atividade de Ciências
Nome                                                          Série
1)O que a cadeia alimentar representa?
2)Qual a importância dos produtores nas cadeias e teias alimentares?
3)O que é um nível trófico?
4)Qual a importância dos decompositores em uma cadeia alimentar?
5)O que é uma teia alimentar?
.................................................................................................................................................
A atividade com as perguntas e respostas podem ser entregues em folha manuscrita ou em impresso !!!