sábado, 10 de fevereiro de 2018

Atividades Prévias para os(a) alunos(as) da EE Pedro Malozze 2018

Para os(as) alunos(as) dos 1º(s) Anos A e B EM e 3º(s) Anos A; B e C EM período da manhã.



Caro(a) aluno(a) esta atividade é apenas uma sondagem, uma espécie de pesquisa para analisar o que você sabe ou tem dificuldade. Portanto não se preocupe em responder certo ou errado, seja o mais “honesto(a)” possível nas suas respostas, se não souber responder pode colocar “não sei”, porém tente por uma resposta de acordo com o que você acha que é.
 Grato!!!!


Atividade para os 1º(s) Anos A e B:


MÃE TERRA
debulhar o trigo
 forjar no trigo o milagre do pão

 recolher a garapa da cana
 roubar da cana a doçura do mel

 afagar a terra
 cio da terra propícia estação”

 Chico Buarque e Milton Nascimento

 A letra dessa canção, de Chico Buarque e Milton Nascimento, descreve algumas fases da natureza, do cio da Mãe Terra, que é afagada, preparada para ser fecundada e dar frutos. Esse parece ser um universo diferente daquele em que vivemos hoje, pois trata de coisas básicas - plantar para a subsistência, conhecer a terra e seus elementos - sobre as quais as pessoas da cidade grande geralmente não pensam. Parece estar num passado muito distante o ato de colher, da própria fazenda, o trigo para fazer o pão e a cana para fazer o açúcar, como diz a música. Nossa sociedade consome alimentos produzidos em escala industrial, ou seja, grande quantidade de comida é plantada e colhida em pouco tempo. Essa produção é alcançada com o uso de quantidades enormes de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Mas, afinal, o que é mais importante: a necessidade da produção em larga escala ou o resgate da agricultura familiar autossustentável? Existem discussões arrebatadoras entre os defensores dos lados opostos dessa questão, ou seja, não existe uma resposta pronta para esse dilema. Mas uma coisa é certa: nós, como sociedade, temos, junto aos cientistas, um importante papel, que é uti lizar os avanços da ciência para também cuidar da terra e de nossa saúde. Por isso, é muito importante que cada um se informe da melhor maneira sobre a realidade. Entender ciência é essencial para que alguém se torne um cidadão responsável pelo seu próprio futuro e pelo futuro de seu país.
 Texto originalmente escrito por Adlane Vilas-Boas para o programa “Ritmos da Ciência” da Rádio UFMG Educativa e adaptado por Laura Barroso.

1) O que a letra da música acima de Milton Nascimento e Chico Buarque descreve?

2) Segundo o texto grande parte dos alimentos consumidos por nossa sociedade atual são  produzidos em escala industrial. Quais os problemas causados para alcançar essa produção em escala industrial citados ?

3) Na sua opinião, nos dias atuais quais são os principais desafios para o desenvolvimento do plantio familiar de subsistência ou autossustentável onde há necessidade de se fazer hortas em nossas casas? Será que existem alternativas para esse tipo de cultivo? Explique de acordo com o seu conhecimento?

4) Você sabe quais são as características principais de um ser vivo? Se sim, explique!

5) O vegetais necessitam de alimentos? Por quê?

6) Como os alimentos são produzidos no planeta? De que maneira nós adquirimos estas substâncias tão importantes a nossa sobrevivência?

7) Por que necessitamos dos alimentos? Qual a importância deles para garantir nossa sobrevivência?

8)Explique resumidamente as respectivas funções dos sistemas digestório, respiratório, circulatório, excretor, reprodutor e nervoso?





Atividade para os 3º(s) Anos A; B e C


PAPO DE CROMOSSOMO
 Sabe o que o cromossomo de um animal disse para o cromossomo do outro?
 “Cromo somos diferentes!”

 Para entender a piadinha você tem que saber que cromossomos são as estruturas das nossas células formadas pelo DNA e que cada grupo animal possui um padrão de forma, organização e número de cromossomos diferentes. Esse padrão é chamado pelos cientistas de cariótipo e seu estudo é importante para se conhecer as espécies e sua história genética. Alguns grupos de animais possuem o cariótipo muito conservado. Isso significa que várias espécies desse grupo possuem padrão cromossômico quase igual, mesmo que os animais não se pareçam tanto uns com os outros. Um exemplo são os marsupiais, aqueles mamíferos com bolsa na barriga onde carregam os filhotes como o canguru, o gambá e o coala. Os marsupiais são completamente diferentes, porém, possuem cromossomos muito parecidos. Também temos a situação inversa: os roedores, como rato e capivara, são um grupo com grande variação do cariótipo. Por incrível que pareça até animais da mesma espécie, vivendo no mesmo local, podem possuir cariótipos diferentes. Isso acontece por causa de rearranjos dos cromossomos, como a mudança de um cromossomo em forma de X para a forma de V. Pesquisar essas mudanças ajuda os cientistas a entender como o cariótipo foi se modificando, ao longo da evolução, até formar os diferentes padrões de cromossomos que vemos hoje. Agora você já deve imaginar o que um cromossomo disse para o outro depois de ler tudo isso. “Cromo somos importantes!”

Texto originalmente escrito por Brunah Schall para o programa Na Onda da Vida, da Rádio UFMG Educativa FM 104,5, e adaptado por Luiz Fernando Freitas.

OBS: Cariótipo é o nome dado ao conjunto de cromossomos de um indivíduo, ele define o perfil cromossômico de uma espécie, por exemplo na espécie humana o cariótipo 44XX define indivíduo do sexo feminino e 44XY define indivíduo do sexo masculino, onde 44 é o número dos cromossomos comuns (autossomos) e X ou Y são os cromossomos que definem o sexo (sexuais).

1) O que é um cariótipo ? Qual a importância de seu estudo?

2) Segundo o texto como a variação de cariótipos pode ser importante para o conhecimento dos padrões de cromossomos que vemos hoje?

3) Interprete as seguintes “piadas “ do texto:
a) Sabe o que o cromossomo de um animal disse para o cromossomo do outro?
 “Cromo somos diferentes!”

b) Agora você já deve imaginar o que um cromossomo disse para o outro depois de ler tudo isso. “Cromo somos importantes!”

4) Explique com suas palavras o que é o código genético e onde ele está localizado?

5) De que maneira o DNA comanda a produção de proteínas ? Responda de acordo com o seu entendimento.

6) Tente diferenciar (distinguir ) o DNA do RNA?
7) Você sabe explicar a relação entre mutação genética e  evolução a partir da variação cromossômica sofrida ao longo dos tempos?
8) O que é a genética e qual sua importância?
9) Liste se possível suas dúvidas e dificuldades sobre o estudo da genética?

OBS: A atividade acima poderá ser entregue manuscrita ou imprimida somente com as perguntas e respostas não havendo necessidade de copiar ou imprimir o texto, seja o mais objetivo possível. Data da entrega : entre os dias 19 e 21 de fevereiro com seu nome e série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário