sexta-feira, 20 de abril de 2018

Atividade substitutiva de Biologia EE Pedro Malozze

Para a aluna Amanda Rafaela do 3ºAno A .
Entregar em 23/04/18 sem falta contendo as questões e respostas impresso ou manuscrito.

Atividade de Biologia substitutiva
 Aluna -                                                               Nº         Série

1)O critério utilizado para separar plantas criptógamas e fanerógamas é:
a)( )presença ou ausência de sistema de vasos condutores;
b)( )o tipo de folha;
c)( )o tipo de fruto;
d)( )presença ou ausência de sementes;
e)( )a estrutura da raiz.

2)Considerando-se a série filogenética vegetal, as primeiras plantas a apresentarem vasos condutores de seiva são as :
a)( )algas;                        b)( )briófitas;                      c)( )pteridófitas;        
d)( )gimnospermas;          e)( )angiospermas.

3)O tamanho pouco desenvolvido das briófitas se deve ao fato de :
a)( )não possuírem vasos condutores de seiva;
b)( )habitarem ambiente aquático e sombrio;
c)( )não possuírem sementes;
d)( )não possuírem frutos;
e)( )não pertencerem ao grupo das fanerógamas.

4)comparando-se uma gimnosperma com uma angiosperma, foram feitas as seguintes afirmações:
I-gimnospermas e angiospermas apresentam polinização;
II-gimnospermas  e angiospermas tem flor e fruto;
III-somente as angiospermas tem flor e fruto.
Pode-se considerar:
a)( )apenas I verdadeira;          b)( )apenas II verdadeira;          c)( )apenas III verdadeira;
d)( )I e II verdadeiras;              e)( )I e III verdadeiras.

5)Quais as principais características de um vegetal?
R;...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6)Por meio do corpo da planta são transportadas substâncias necessárias para o seu desenvolvimento, tais como água, sais minerais, aminoácidos e açúcares. Esse transporte é conseguido graças aos tecidos de condução chamados de:
a) colênquima e parênquima.          b) epiderme e xilema.
c) colênquima e floema.                    d) parênquima e xilema.
e) xilema e floema.

7)Denomina-se de seiva bruta a solução formada por água e sais minerais que é absorvida pelas raízes da planta. Essa seiva é transportada pelo corpo do vegetal por meio de um tecido chamado de:
a) floema.              b) colênquima.           c) xilema.
d) parênquima.              e) epiderme.

8)A explicação mais aceita para a movimentação da seiva bruta até as folhas é que as moléculas de água formam colunas contínuas, que são puxadas em razão da evaporação nas porções mais altas do vegetal. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome correto dessa teoria.
a) Teoria da pressão negativa da raiz.
b) Teoria de Munch.
c) Teoria da coesão e tensão.
d) Teoria do fluxo de massa.

9)O floema é um tecido complexo que apresenta células com protoplasto vivo na maturidade. Nesse tecido são encontrados dois tipos de células condutoras:
a) células crivadas e elementos de vaso.
b) elementos de vaso e elementos do tubo crivado.
c) traqueides e elementos de vaso.
d) células crivadas e elementos do tubo crivados.

10)Pesquise e explique a teoria de Dixon sobre o transporte de seiva bruta nos vegetais.




sábado, 14 de abril de 2018

Para subsidiar a realização da atividade dos 1º(s) anos

Pirâmides Ecológicas


As pirâmides ecológicas representam graficamente o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos no decorrer da cadeia alimentar.
Para tal, cada retângulo representa, de forma proporcional, o parâmetro a ser analisado. Esta representação gráfica por ser:
Pirâmide de números
Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.

Em alguns casos, quando o produtor é uma planta de grande porte, o gráfico de números passa a ter uma conformação diferente da usual, sendo denominado “pirâmide invertida”.

Outro exemplo de pirâmide invertida é dada quando a pirâmide envolve parasitas, sendo assim os últimos níveis tróficos mais numerosos.


Pirâmide de biomassa
Pode-se também pensar em pirâmide de biomassa, em que é computada a massa corpórea (biomassa) e não o número de cada nível trófico da cadeia alimentar. O resultado será similar ao encontrado na pirâmide de números: os produtores terão a maior biomassa e constituem a base da pirâmide, decrescendo a biomassa nos níveis superiores.

Tal como no exemplo anterior, em alguns casos pode ser caracterizada como uma pirâmide invertida, já que há a possibilidade de haver, por exemplo, a redução da biomassa de algum nível trófico, alterando tais proporções. 
Pirâmide de energia
A energia solar captada pelos produtores vai-se dissipando ao longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que não é utilizável pelos seres vivos. À medida que esta energia é dissipada pelo ecossistema, ocorre uma permanente compensação com a utilização de energia solar fixada pelos produtores, passando depois através de todos os outros elementos vivos do ecossistema.
O nível energético mais elevado, nos ecossistemas terrestres, é constituído pelas plantas clorofiladas (produtores). O resto do ecossistema fica inteiramente dependente da energia captada por eles, depois de transferido e armazenada em compostos orgânicos. O nível imediato é constituído pelos herbívoros. Um herbívoro obterá, portanto, menos energia das plantas clorofiladas do que estas recebem do Sol. O nível seguinte corresponde ao dos carnívoros. Apenas parte da energia contida nos herbívoros transitará para os carnívoros e assim sucessivamente.
Foi adaptado um processo de representação gráfica desta transferência de energia nos ecossistemas, denominado pirâmide de energia, em que a área representativa de cada nível trófico é proporcional à quantidade de energia disponível. Assim, o retângulo que representa a quantidade de energia que transita dos produtores para os consumidores de primeira ordem é maior do que aquele que representa a energia que transita destes para os consumidores de segunda ordem e assim sucessivamente.
As cadeias alimentares estão geralmente limitadas a 4 ou 5 níveis tróficos, porque há perdas de energia muito significativas nas transferências entre os diferentes níveis. Consequentemente, a quantidade de energia que chega aos níveis mais elevados já não é suficiente para suportar ainda outro nível trófico.

Calculou-se que uma superfície de 40000m2 pode produzir, em condições adequadas, arroz em quantidade suficiente para alimentar 24 pessoas durante um ano. Se esse arroz, em vez de servir de alimento ao Homem, fosse utilizado para a criação de gado, a carne produzida alimentaria apenas uma pessoa nesse mesmo período.
Quanto mais curta for uma cadeia alimentar, maior será, portanto, o aproveitamento da energia. Em países com falta de alimentos, o Homem deve optar por obtê-los através de cadeias curtas.
Para cálculo da eficiência nas transferências de energia de um nível para o outro, há necessidade de avaliar a quantidade de matéria orgânica ou de energia existente em cada nível trófico, ou seja, é necessário conhecer a produtividade ao longo de todo o ecossistema.


Para os(as) alunos(as) da EE Pedro Malozze - Atividades avaliativas para ser entregues segunda feira (16/04)

As atividades a seguir deverão ser entregues no dia 16/04 /18 (segunda feira)

Para os(as) alunos(as) dos 1º(s) Anos A e B 


1)As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os níveis tróficos de um ecossistema. Entretanto, nem todos os níveis aparecem nessa representação gráfica.
Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nível trófico que não aparece em uma pirâmide ecológica.
a)(  ) Produtores.      b)(  ) Consumidores primários.   c)(  ) Consumidores secundários.
d)(  ) Consumidores terciários.  e)(  ) Decompositores.


2)Analise a pirâmide a seguir e marque a alternativa que indica corretamente o nome da pirâmide representada.

Analise a representação dessa pirâmide ecológica

a)(  ) Pirâmide de biomassa.   b)(  ) Pirâmide de massa.
c)(  ) Pirâmide de número.        d)(  ) Pirâmide de energia.
e)(  ) Pirâmide de produção.

3)Sabemos que a pirâmide de energia é usada para representar a quantidade de energia em cada um dos níveis tróficos presentes em uma cadeia alimentar. A respeito dessa pirâmide, marque a alternativa incorreta.
a)(  ) Por intermédio dessa pirâmide, é possível notar o fluxo decrescente de energia.
b)(  ) O nível energético mais elevado é representado pelos produtores.
c)(  ) As pirâmides de energia nunca são invertidas.
d)(  ) Analisando-se esse tipo de pirâmide, é possível perceber que um consumidor primário obtém menos energia do que os consumidores secundários.

4)(Unifor-CE) As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.

Analise os três tipos de pirâmides ecológicas acima
A pirâmide de números e a pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar capim → bois → carrapatos são semelhantes, respectivamente, a:
a)(  ) I e II.       b)(  ) I e III.        c)(  ) II e I.     d)(  ) II e III.     e)(  ) III e II.


5) (UNICENTRO) O fitoplâncton é o combustível que move os ecossistemas marinhos, disse o principal autor do estudo, Daniel Boyce, professor da Universidade Dalhousie, na província canadense da Nova Escócia. Um declínio afeta toda a cadeia alimentar, inclusive os humanos, afirmou. O ritmo deste declínio, maior nas regiões polares e tropicais coincidiu com o ritmo com que se aquecem as temperaturas da superfície dos oceanos, como resultado das mudanças climáticas, acrescentou o estudo. Como todas as plantas, o fitoplâncton precisa de luz do sol e nutrientes para crescer. Mas oceanos mais quentes ficam mais estratificados, criando uma “zona morta” na superfície, aonde menos nutrientes chegam das camadas mais profundas. Segundo os cientistas, as descobertas são preocupantes. (AMBIENTE…, 2010).
O texto retrata a importância do fitoplâncton e os danos causados pelo seu declínio na natureza. Diante do exposto no texto e dos conhecimentos sobre ecologia, é correto afirmar:
a)(  ) O fitoplâncton está entrando em processo de extinção natural, independente da ação humana.
b)(  ) A preocupação com o fitoplâncton tem a sua justificativa devido à sua importância no processo de decomposição dos seres vivos aquáticos.
c)(  ) O fitoplâncton marinho pode ser representado pelos protozoários, pequenos crustáceos e larvas de diversas espécies.
d)(  ) O fitoplâncton é representante do segundo nível trófico, dessa forma o seu declínio aumenta a população de produtores, prejudicando a iluminação das águas oceânicas.
e)(  ) A diminuição do fitoplâncton no meio marinho reduz a produção do oxigênio e altera a cadeia alimentar devido à diminuição de matéria orgânica disponível.



Atividade avaliativa para os(as) alunos(as) dos 3º(s) anos A;B;C e D


1)Sabemos que os vegetais podem ser classificados em alguns grupos básicos, que se distinguem pela ausência e presença de algumas características, tais como flores e vasos condutores. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o único grupo que não possui vasos condutores de seiva.
a)(  ) Briófitas.  b)(  ) Pteridófitas. c)(  ) Gimnospermas.  d)(  ) Angiospermas.

2)Um grupo de estudantes realizou uma aula de campo com seu professor de Biologia para aprender na prática sobre os grupos de planta. Ao chegar ao local, um aluno observou uma espécie e disse que se tratava de uma angiosperma. Que característica pode ter dado ao aluno a certeza de que se tratava desse grupo de planta?
a)(  ) Presença de sementes.
b)(  ) Presença de vasos condutores, o que garante que essas plantas sejam maiores.
c)(  ) Presença de folhas e outros órgãos com tecidos verdadeiros.
d)(  ) Presença de frutos envolvendo a semente.
e)(  ) Presença de raízes.

3)(PUC- RJ) Indique o grupo de vegetais que apresenta sementes:
a.    )(  )Pinheiro, leguminosas e gramíneas.
b.    )(  )Avencas, bromélias e cítricos.
c.    )(  )Samambaias, pinheiros e orquídeas.
d.    )(  )Leguminosas, algas e gramíneas.
e.    )(  )Cítricos, cactáceas e cogumelos.

4)Buscando informações sobre musgos, um estudante consultou o índice a seguir, retirado de dois livros que diferiam quanto ao sistema de classificação dos vegetais.
LIVRO A
REINO PLANTAE
– Vegetais inferiores (corpo reduzido a um talo) p. 201.
– Vegetais intermediários (sem sementes, com ou sem tecidos de condução) p. 202.
– Vegetais superiores (com sementes, com tecidos de condução) p. 204
LIVRO B
REINO PLANTAE
– Criptógamos avasculares (sem semente, sem tecidos de condução) p.340
– Criptógamos vasculares (sem sementes, com tecidos de condução) p. 341
– Fanerógamos (com sementes, com tecidos de condução) p.342
Em que páginas dos livros A e B, respectivamente, o estudante encontrará as informações que procura?
a)(  ) 201 e 340.   b)(  ) 201 e 341.  c)(  ) 202 e 341.  d)(  ) 202 e 340.
e)(  ) 204 e 342.

5)Considere os seguintes organismos:
I. algas    II. Briófitas   III. Pteridófitas     IV. angiospermas
Gametas masculinos flagelados, que necessitam de água para encontrar os gametas femininos, são encontrados SOMENTE em:
a)(  ) I e II    b)(  ) III e IV    c)(  ) I, II e III      d)(  ) I, III e IV      e)(  ) II, III e IV