As atividades a seguir deverão ser entregues no dia 16/04 /18 (segunda feira)
Para os(as) alunos(as) dos 1º(s) Anos A e B
1)As pirâmides ecológicas
são utilizadas para representar os níveis tróficos de um ecossistema.
Entretanto, nem todos os níveis aparecem nessa representação gráfica.
Entre as alternativas a
seguir, marque aquela que indica corretamente o nível trófico que não aparece
em uma pirâmide ecológica.
a)( ) Produtores. b)(
) Consumidores primários. c)( ) Consumidores secundários.
d)( ) Consumidores terciários. e)( )
Decompositores.
2)Analise a pirâmide a
seguir e marque a alternativa que indica corretamente o nome da pirâmide
representada.
Analise a representação dessa pirâmide ecológica
a)( ) Pirâmide de biomassa. b)( )
Pirâmide de massa.
c)( ) Pirâmide de número. d)(
) Pirâmide de energia.
e)( ) Pirâmide de produção.
3)Sabemos que a pirâmide
de energia é usada para representar a quantidade de energia em cada um dos
níveis tróficos presentes em uma cadeia alimentar. A respeito dessa pirâmide,
marque a alternativa incorreta.
a)( ) Por intermédio dessa pirâmide, é possível
notar o fluxo decrescente de energia.
b)( ) O nível energético mais elevado é
representado pelos produtores.
c)( ) As pirâmides de energia nunca são
invertidas.
d)( ) Analisando-se esse tipo de pirâmide, é
possível perceber que um consumidor primário obtém menos energia do que os
consumidores secundários.
4)(Unifor-CE) As figuras
seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.
Analise os três tipos de pirâmides ecológicas acima
A pirâmide de números e a
pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar capim → bois →
carrapatos são semelhantes, respectivamente, a:
a)( ) I e II. b)(
) I e III. c)( ) II e I.
d)( ) II e III. e)(
) III e II.
5) (UNICENTRO) O fitoplâncton é o combustível que move
os ecossistemas marinhos, disse o principal autor do estudo, Daniel Boyce,
professor da Universidade Dalhousie, na província canadense da Nova Escócia. Um
declínio afeta toda a cadeia alimentar, inclusive os humanos, afirmou. O ritmo
deste declínio, maior nas regiões polares e tropicais coincidiu com o ritmo com
que se aquecem as temperaturas da superfície dos oceanos, como resultado das
mudanças climáticas, acrescentou o estudo. Como todas as plantas, o
fitoplâncton precisa de luz do sol e nutrientes para crescer. Mas oceanos mais
quentes ficam mais estratificados, criando uma “zona morta” na superfície,
aonde menos nutrientes chegam das camadas mais profundas. Segundo os
cientistas, as descobertas são preocupantes. (AMBIENTE…, 2010).
O
texto retrata a importância do fitoplâncton e os danos causados pelo seu
declínio na natureza. Diante do exposto no texto e dos conhecimentos sobre
ecologia, é correto afirmar:
a)( ) O fitoplâncton está entrando em processo de
extinção natural, independente da ação humana.
b)( ) A
preocupação com o fitoplâncton tem a sua justificativa devido à sua importância
no processo de decomposição dos seres vivos aquáticos.
c)( ) O
fitoplâncton marinho pode ser representado pelos protozoários, pequenos crustáceos
e larvas de diversas espécies.
d)( ) O
fitoplâncton é representante do segundo nível trófico, dessa forma o seu
declínio aumenta a população de produtores, prejudicando a iluminação das águas
oceânicas.
e)( ) A diminuição
do fitoplâncton no meio marinho reduz a produção do oxigênio e altera a cadeia
alimentar devido à diminuição de matéria orgânica disponível.
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