sábado, 14 de abril de 2018

Para os(as) alunos(as) da EE Pedro Malozze - Atividades avaliativas para ser entregues segunda feira (16/04)

As atividades a seguir deverão ser entregues no dia 16/04 /18 (segunda feira)

Para os(as) alunos(as) dos 1º(s) Anos A e B 


1)As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os níveis tróficos de um ecossistema. Entretanto, nem todos os níveis aparecem nessa representação gráfica.
Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nível trófico que não aparece em uma pirâmide ecológica.
a)(  ) Produtores.      b)(  ) Consumidores primários.   c)(  ) Consumidores secundários.
d)(  ) Consumidores terciários.  e)(  ) Decompositores.


2)Analise a pirâmide a seguir e marque a alternativa que indica corretamente o nome da pirâmide representada.

Analise a representação dessa pirâmide ecológica

a)(  ) Pirâmide de biomassa.   b)(  ) Pirâmide de massa.
c)(  ) Pirâmide de número.        d)(  ) Pirâmide de energia.
e)(  ) Pirâmide de produção.

3)Sabemos que a pirâmide de energia é usada para representar a quantidade de energia em cada um dos níveis tróficos presentes em uma cadeia alimentar. A respeito dessa pirâmide, marque a alternativa incorreta.
a)(  ) Por intermédio dessa pirâmide, é possível notar o fluxo decrescente de energia.
b)(  ) O nível energético mais elevado é representado pelos produtores.
c)(  ) As pirâmides de energia nunca são invertidas.
d)(  ) Analisando-se esse tipo de pirâmide, é possível perceber que um consumidor primário obtém menos energia do que os consumidores secundários.

4)(Unifor-CE) As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.

Analise os três tipos de pirâmides ecológicas acima
A pirâmide de números e a pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar capim → bois → carrapatos são semelhantes, respectivamente, a:
a)(  ) I e II.       b)(  ) I e III.        c)(  ) II e I.     d)(  ) II e III.     e)(  ) III e II.


5) (UNICENTRO) O fitoplâncton é o combustível que move os ecossistemas marinhos, disse o principal autor do estudo, Daniel Boyce, professor da Universidade Dalhousie, na província canadense da Nova Escócia. Um declínio afeta toda a cadeia alimentar, inclusive os humanos, afirmou. O ritmo deste declínio, maior nas regiões polares e tropicais coincidiu com o ritmo com que se aquecem as temperaturas da superfície dos oceanos, como resultado das mudanças climáticas, acrescentou o estudo. Como todas as plantas, o fitoplâncton precisa de luz do sol e nutrientes para crescer. Mas oceanos mais quentes ficam mais estratificados, criando uma “zona morta” na superfície, aonde menos nutrientes chegam das camadas mais profundas. Segundo os cientistas, as descobertas são preocupantes. (AMBIENTE…, 2010).
O texto retrata a importância do fitoplâncton e os danos causados pelo seu declínio na natureza. Diante do exposto no texto e dos conhecimentos sobre ecologia, é correto afirmar:
a)(  ) O fitoplâncton está entrando em processo de extinção natural, independente da ação humana.
b)(  ) A preocupação com o fitoplâncton tem a sua justificativa devido à sua importância no processo de decomposição dos seres vivos aquáticos.
c)(  ) O fitoplâncton marinho pode ser representado pelos protozoários, pequenos crustáceos e larvas de diversas espécies.
d)(  ) O fitoplâncton é representante do segundo nível trófico, dessa forma o seu declínio aumenta a população de produtores, prejudicando a iluminação das águas oceânicas.
e)(  ) A diminuição do fitoplâncton no meio marinho reduz a produção do oxigênio e altera a cadeia alimentar devido à diminuição de matéria orgânica disponível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário