domingo, 27 de maio de 2018

´Para os(as) alunos(as) dos 3º(s) Anos da Manhã da EE Pedro Malozze




Caros (as) alunos desculpem a demora em postar a presente atividade mas vamos lá, aqui você encontra um texto e video aula sobre os invertebrados que servirão de apoio para responder as seguintes questões e me entregarem no dia : 
                               30/05 (Quarta - feira)


Invertebrados

Invertebrados: São os animais que não possuem nem desenvolvem coluna vertebral, característica definidora do subfilo Vertebrata (vertebrados). São multicelulares, eucariontes e heterótrofos. 
A diversidade do grupo é tão vasta que o termo invertebrado chega a perder significado biológico por ser muito generalizado.
Invertebrados
Planárias podem viver ambientes terrestres, marinhos e de água doce

Formam um grupo muito vasto que inclui todos os animais com exceção dos vertebrados, agregando cerca de 97% das espécies animais conhecidas. Somam, aproximadamente 1,5 milhão de espécies (grosso modo).
Entendem-se geralmente como todos os animais multicelulares que não têm coluna vertebral. 
O termo corresponde a dois dos três subfilos do filo dos Chordata, os cordados: o subfilo Urochordata (urocordados) e o subfilo Cephalochordata (cefalocordados).
Os mais antigos registros fósseis de animais encontrados são de invertebrados. Os de 665 milhões de anos na formação de Trezona na Austrália do Sul, foram interpretados como sendo esponjas primitivas.

Alguns paleontólogos sugerem que os Invertebrados surgiram muito mais cedo, possivelmente até 1 bilhão de anos atrás. 
Durante muitos séculos, os invertebrados foram negligenciados pelos biólogos em favor de grandes vertebrados e espécies “úteis” ou carismáticas.
A biologia dos invertebrados não foi um importante campo de estudo até o trabalho de Lineu e Lamarck no século XVIII.
Durante o século XX, a zoologia de invertebrados tornou-se um dos principais campos das ciências naturais, com descobertas proeminentes nos campos da medicina, da genética, da paleontologia e da ecologia.
O estudo dos invertebrados também beneficiou a aplicação da lei, pois os artrópodes, e especialmente os insetos, foram descobertos como fonte de informação para os pesquisadores forenses.

Dada a natureza parafilética do agrupamento, alguns animais, como os Chaetognatha, os Hemichordata, os Tunicata e os Cephalochordata, apresentam um relacionamento filogenético mais próximo com os vertebrados do que com os restantes invertebrados, o que aconselha o abandono da designação na literatura técnica e científica por ausência de significado taxonômico.
Principais características dos animais invertebrados
Além da evidente ausência de espinha dorsal, outras características podem ser destacadas:
§  Aeróbicos;
§  Pluricelulares;
§  Eucariontes;


§  
Nudibrânquio
Heterótrofos;
§  A maioria se reproduz de forma sexuada, ou seja, através de gametas, embora haja quem faça reprodução assexuada;
§  Possuem tecidos e órgãos, com exceções dos filos mais simples como os Poríferos;
§  A maioria tem simetria bilateral. Entretanto, os equinodermos têm simetria radial e as esponjas normalmente não têm simetria.
Exemplos de animais invertebrados
Artrópodes – Filo muito diverso que inclui os Insetos (ex: formiga); Aracnídeos: (ex: aranhas); Miriápodes: (ex: centopéias); Crustáceos: (ex: caranguejos); Poríferos (ex: Esponjas-do-mar); Cnidários (ex: águas-vivas); Platelmintos: (ex: Tênia); Nematódeos (ex: lombriga); Anelídeos – (ex: minhocas); Moluscos (ex: polvos); Equinodermos (ex: estrelas-do-mar).



Principais filos dos invertebrados:

Anelídeos

Principais características: possuem corpo segmentado em anéis; sistema respiratório fechado; sistema nervoso ganglionar; simetria bilateral, corpo alongado.
Exemplos: poliquetas (vermes que vivem no mar), minhoca e sanguessugas.

Celenterados

Principais características: são animais que vivem na água (mar, lagos e rios); algumas espécies vivem livres e outras presas em substratos; possuem simetria radial; dependendo da espécie podem apresentar reprodução sexuada ou assexuada.
Exemplos: medusas, hidras de água doce, anêmonas do mar, corais e caravelas.


Poríferos

Principais características: alimentação realizada por filtração; vivem em água salgada ou doce; anatomia simples (não possuem músculos, órgãos internos e sistema nervoso); não possuem sistema digestório.
Exemplos: esponjas do mar.


Platelmintos

Principais características: possuem corpo em formato achatado; muitos são parasitas de animais (principalmente mamíferos); possuem gânglios nervosos; são popularmente chamados de vermes;
Exemplos: esquistossomos, tênias e planárias.


Nematelmintos

Principais características: possuem corpo com formato cilíndrico e segmentado; são terrestres ou aquáticos (água doce ou marinha); possuem sistema digestivo completo; não possuem sistema circulatório; muitas espécies parasitam outros animais; possuem sistema nervoso composto por um anel ao redor do esôfago.
Exemplos: ancilóstomo e áscaris lumbricoides.


Artrópodes

Principais características: possuem exoesqueleto rígido de quitina que oferece proteção ao corpo; cabeça, tórax e abdome formam o corpo; o formato, a cor e o tamanho dependem da espécie (grande diversificação); vivem em habitats terrestres e aquáticos; muitas espécies respiram através de um sistema de traqueias.
Exemplos: insetos, centopeias, aranhas, escorpiões, piolho de cobra, crustáceos,


Moluscos

Principais características: possuem corpo mole, habitat terrestres ou aquáticos (água doce e salgada); o corpo dos moluscos não é segmentado; os que vivem na terra respiram através da pele (exceto o caramujo de jardim que possui um órgão parecido com o pulmão), enquanto dos de vida aquática respiram através de brânquias.
Exemplos: ostras, lulas, caramujos, polvos e lesmas.


Equinodermas

Principais características: são animais de vida marinha (vivem geralmente no substrato); possuem esqueleto interno; a simetria é radial; a fecundação é externa; muitas espécies possuem a capacidade de regeneração corporal.
Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, ofiúros e lírios-do-mar.

Curiosidade:


- O maior invertebrado terrestre do mundo é uma espécie de minhoca encontrada na Austrália. A megascolides australis pode checar a 3,20 metros de comprimento.






Questões:

1)Aproximadamente quantas espécies de invertebrados são encontradas no planeta?

2)Qual é o grupo (filo) de invertebrados que apresenta papo e moela? Por quê as sanguessugas não teêm papo e moela?

3)O que é um animal celomado? Oque é um celoma?

4)Quais são as principais características de um artrópode?

Obs.: Etregar estas questões respondidas (questões e respostas) no dia 30/05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário