Caros alunos da EE Pedro Malozze a seguir estão publicados os conteúdos a serem estudados na semana de 04 a 08 de Abril. Tais conteúdos estão divididos de acordo com o ano/série .
Para os 1°(s) anos A e B do ensino médio, período da manhã:
Ciclos biogeoquímicos (continuação)
Ciclo
do Oxigênio
O ciclo do oxigênio se encontra intimamente ligado com o ciclo do carbono, uma vez que o fluxo de ambos está associado aos mesmos fenômenos: fotossíntese e respiração. Os processos de fotossíntese liberam oxigênio para a atmosfera, enquanto os processos de respiração e combustão o consomem. Parte do O2 da estratosfera é transformado pela ação de raios ultravioletas em ozônio (O3). Este forma uma camada que funciona como um filtro, evitando a penetração de 80% dos raios ultravioletas. A liberação constante de clorofluorcarbonos (CFC) leva a destruição da camada de ozônio.
Ciclo
do Nitrogênio
O nitrogênio se mostra como um dos elementos de caráter fundamental na composição dos sistemas vivos. Ele está envolvido com a coordenação e controle das atividades metabólicas. Entretanto, apesar de 78% da atmosfera ser constituída de nitrogênio, a grande maioria dos organismos é incapaz de utilizá-Io, pois este se encontra na forma gasosa (N2) que é muito estável possuindo pouca tendência a reagir com outros elementos.
Os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou
indireta através dos produtores. Eles aproveitam o nitrogênio que se encontra
na forma de aminoácidos. Produtores introduzem nitrogênio na cadeia
alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no
meio, principalmente nitratos (NO3) e amônia (NH3+).
O ciclo do nitrogênio pode ser dividido em algumas etapas:
• Fixação: Consiste na transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos (amônia e nitrato). Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias, retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia. • Amonificação: Parte da amônia presente no solo, é originada pelo processo de fixação. A outra é proveniente do processo de decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados, contidos na matéria orgânica morta e nas excretas. Decomposição ou amonificação é realizada por bactérias e fungos. • Nitrificação: É o nome dado ao processo de conversão da amônia em nitratos. • Desnitrificação: As bactérias desnitrificantes (como, por exemplo, a Pseudomonas denitrificans), são capazes de converter os nitratos em nitrogênios molecular, que volta a atmosfera fechando o ciclo.
Rotação
de Culturas
Um procedimento bastante utilizado em agricultura é a “rotação de culturas”, na qual se alterna o plantio de não-leguminosas (o milho, por exemplo), que retiram do solo os nutrientes nitrogenados, com leguminosas (feijão), que devolvem esses nutrientes para o meio.
O ciclo da água
Embora a água não seja um elemento químico, e sim uma substância
composta de hidrogênio e oxigênio, estudaremos o seu ciclo pelo fato de
ela estar intimamente associada a todos os processos metabólicos.O ciclo da água pode ser considerado sob dois aspectos: o pequeno ciclo, ou ciclo curto, e o grande ciclo, ou ciclo longo. Ciclo curto ou pequeno: é aquele que ocorre pela lenta evaporação da água dos mares, rios, lagos e lagos, formando nuvens. Estas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva ou neve;
Ciclo longo:
É aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de
voltar ao ambiente. A água é retirada do solo através das raízes das
plantas sendo utilizada para a fotossíntese ou passada para outros
animais através da cadeia alimentar. A água volta a atmosfera através
da respiração, transpiração, fezes e urina.
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Para os(as) alunos(as) dos 2°(s) anos A e B do ensino médio EJA, período noturno:
Genética
(do grego geno; fazer nascer) genética é a ciência dos genes,
da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que
estuda a forma como se transmitem as características biológicas de
geração para geração.
Conceitos básicos em genética
Desta forma, em cada um dos cromossomos homólogos, encontramos um trecho
de DNA (um gene) que produz uma proteína, estes pares de genes,
presentes nos cromossomos homólogos, são chamados de genes alelos. Os gene alelos, estão situados no mesmo local em cromossomos homólogos, então dizemos que eles estão no mesmo locus gênico dos cromossomos homólogos.
Cada característica hereditária é condicionada por um par de
genes alelos. São características hereditárias, aquelas que podem ser
transmitidas aos seus descendentes, como por exemplo: cor dos cabelos,
cor dos olhos, formato das orelhas, tipo de pelo e etc.
Os genes podem ser dominantes ou recessivos. Como os genes
são representados por letras, o gene dominante é representado pela
letra maiúscula, e o gene recessivo é representado pela letra minúscula.
Exemplo: se o gene dominante for "B", o recessivo será "b".
Lembrando que os genes estão sempre aos pares, um gene dominante é aquele que sempre manifesta a sua característica, mesmo se estiver em conjunto com um gene recessivo, e o gene recessivo é aquele que só manifesta a sua característica se estiver com outro recessivo.
E como escolhemos a letra? Fácil! Será a inicial da característica recessiva! Exemplo: cor de cabelo. Temos duas cores, azul e verde (exemplo, heim!), e a cor verde é recessiva, então o gene dominante será V e o gene recessivo será v. Isso quer dizer que o Shun de Andromeda é homozigoto recessivo, vv .... :-) Brincadeirinha!
Podemos reconhecer a característica recessiva por alguns ítens:
- aparece em menor proporção na população,
- pode estar ausente em uma geração,
- aparece em descendentes cujos pais não manifestam esta característica (ex: os pais são destros e o filho é canhoto)
E como escolhemos a letra? Fácil! Será a inicial da característica recessiva! Exemplo: cor de cabelo. Temos duas cores, azul e verde (exemplo, heim!), e a cor verde é recessiva, então o gene dominante será V e o gene recessivo será v. Isso quer dizer que o Shun de Andromeda é homozigoto recessivo, vv .... :-) Brincadeirinha!
Podemos reconhecer a característica recessiva por alguns ítens:
- aparece em menor proporção na população,
- pode estar ausente em uma geração,
- aparece em descendentes cujos pais não manifestam esta característica (ex: os pais são destros e o filho é canhoto)
Isso nos leva a definição de homozigoto e heterozigoto: um homozigoto possui os genes alelos iguais (BB ou bb) e o heterozigoto possui os gene alelos diferentes (Bb). Nos homozigotos dominantes (BB) e nos heterozigotos (Bb), somente o gene dominante estará agindo e estes indivíduos apresentarão a característica dominante. Por outro lado, nos homozigotos recessivos (bb), somente o gene recessivo estará agindo e estes indivíduos apresentarão a característica recessiva.
Dois conceitos que as vezes são difíceis de entender são: fenótipo e genótipo.
Imagine quantas características um indivíduo pode apresentar ...
milhares, milhões! E cada uma deles é o resultado da ação de um par de
genes! O conjunto desses milhares, ou milhões, de pares de genes é
chamado de genótipo. O conjunto de características que o indivíduo apresenta, visíveis externamente ou não, é chamado de fenótipo. Exemplo prático: quando eu digo que uma pessoa tem olhos azuis e cabelos castanhos, eu estou dizendo o fenótipo desta pessoa, e quando eu digo que esta pessoa possui "aaLl", eu estou dizendo o genótipo desta pessoa.
Heredograma
Também conhecido como árvore genealógica é um diagrama usado para descrever a história familiar em termos de ascendência, descendência e incidência de determinada característica hereditária. Veja a seguir os símbolos para se construir um heredograma:
E
O heredograma é uma ferramenta muito útil para se estudar as características hereditárias (que passam de pais para filhos). Veja a seguir a representação um gráfico desse:
Atenção! Você poderá copiar o conteúdo no caderno ou imprimi-lo e colá-lo no caderno e vai valer nota!!
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