domingo, 10 de abril de 2016

Para os alunos (as) da EE Pedro Malozze - Conteúdos para a semana de 11 a 15 de Abril / 16.

 

1º (s) Anos A e B - Período da manhã:

 
Relações Ecológicas
O que são, conceito, principais relações ecológicas harmônicas e desarmônicas, exemplos, resumo, Biologia

O que são
São as relações existentes entre os seres vivos ou entre estes e o meio ambiente. Estas relações podem ser harmônicas, quando não ocorre prejuízo entre as espécies envolvidas ou desarmônicas, quando uma espécie sai em vantagem em detrimento da outra

Principais relações ecológicas 

a)Comensalismo 
É uma relação ecológica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma espécie se beneficia no aspecto alimentar sem prejudicar a outra. O animal que se beneficia na relação é chamado de comensal do outro. 
Exemplos: - O urubu come os restos de um animal caçado e já comido por leões
. Resultado de imagem para comensalismo
-
 O peixe-piloto fica preso no tubarão, alimentando-se dos restos de alimentos abandonados pelo tubarão.
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b)Inquilinismo 
É uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes, onde uma espécie se beneficia nos aspectos de suporte e proteção, sendo que a outra espécie não sai prejudicada. Os seres vivos que se beneficiam são chamados de inquilinos. 
Exemplo:- Plantas conhecidas como “trepadeiras” se envolvem e sobre pelo tronco e galhos de árvores para obter proteção e luminosidade. Porém as árvores não são prejudicadas nesta relação.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

c)Mutualismo 
É uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde ambas são beneficiadas na relação. Mais do que isso, as espécies necessitam uma da outra para sobreviver, ou seja, estabelecem uma relação de dependência. 
Exemplos:- O cupim e o protozoário que vivem em seu sistema digestivo. O cupim necessita deste protozoário para fazer a digestão da celulose. Por outro lado, este protozoário necessita da celulose consumida pelo cupim para pode se alimentar e viver. 

- A relação entre algas e fungos, formando os líquens. Os fungos fornecem às algas proteção, minerais e nitrogênio. Por outro lado, recebem das algas matéria orgânica para se alimentarem.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

d)Predatismo 
Relação ecológica, de caráter alimentar, desarmônica onde uma espécie se beneficia em detrimento da outra. A espécie predadora é a que se beneficia, se alimentando da presa (prejudicada). 
Exemplos:- A relação entre o leão e a zebra. O leão caça, mata e se alimenta da carne da zebra.
 

- A relação entre um gato selvagem e um roedor. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

e)Cooperação ou protocooperação 
Relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde ambas se beneficiam, porém, ao contrário do que ocorre no mutualismo, elas não necessitam uma da outra para sobreviverem. 
Exemplos:- Relação entre abelhas e algumas espécies de vegetais. As abelhas se alimentam do néctar destas plantas, que não ficam prejudicadas, pelo contrário, se beneficiam da polinização feita pelas abelhas.
.

- Algumas espécies de pássaros que comem carrapatos de bois e cavalos
.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

f)Parasitismo 
Relação ecológica desarmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma se beneficia, enquanto a outra sai prejudicada sem morrer. A espécie que se beneficia é chamada de parasita, enquanto a outra é a hospedeira. 
Exemplos:- A relação entre carrapatos e uma capivara. Os carrapatos se alimentam do sangue da capivara. A hospedeira não morre, porém sai prejudicada ao perder sangue.
 

- Vermes parasitas que vivem nos intestinos de porcos. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

g)Amensalismo 
Relação ecológica desarmônica onde ocorre uma competição por recursos. Nesta relação, as duas espécies de seres vivos saem prejudicadas, pois uma acaba prejudicando o desenvolvimento da outra. 

Exemplo:- Raízes de uma árvore que podem prejudicar a germinação de outras plantas. Porém, ao conseguir germinarem e se desenvolverem, estas plantas podem retirar recursos minerais do solo, prejudicando o desenvolvimento da árvore
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1º Ano B (Ensino médio) - EJA - Noturno:


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1°Ano A (Ensino médio) - EJA - Noturno 


CADEIAS ALIMENTARES:

Como dito anteriormente, os ecossistemas apresentam um fluxo de energia e nutrientes entre os diferentes grupos de organismos. A produção, consumo e decomposição da matéria orgânica resultam na formação de uma cadeia alimentar, na qual os organismos funcionam como etapas no ciclo destes nutrientes. Estas etapas são denominadas Níveis tróficos. As cadeias alimentares podem apresentar diferentes quantidades de níveis tróficos, pois o número de níveis de consumidores é variável entre os ecossistemas.



Nível Trófico
Ação na cadeia alimentar
Produtores
Sintetizam a matéria orgânica.
Consumidores Primários
Se alimentam dos produtores.
Consumidores Secundários
Se alimentam dos consumidores primários.
Consumidores Terciários
Se alimentam dos consumidores secundários.
Decompositores
Decompõem a matéria orgânica proveniente dos demais níveis tróficos.


O esquema acima é apenas uma generalização das cadeias alimentares. Vários ecossistemas possuem apenas 2 níveis de consumidores. Já a presença de muitos níveis de consumidores não é comum, pois existe uma perda de energia à medida que esta flui entre os níveis tróficos. É importante perceber que os decompositores não utilizam apenas a matéria orgânica proveniente dos consumidores terciários, mas sim de toda a cadeia alimentar. 

Quando uma espécie apresenta variações na sua alimentação ela pode atuar em diferentes níveis tróficos. Os seres humanos, por exemplo, são consumidores primários quando se alimentam de vegetais, consumidores secundários quando se alimentam de bois e consumidores terciários quando se alimentam de porcos e galinhas (em alguns casos, pois estes animais são onívoros).
Cadeia alimentar na qual o homem é consumidor primário.





Cadeia alimentar na qual o homem é consumidor secundário.



Cadeia alimentar na qual o homem é consumidor terciário.


TEIAS ALIMENTARES:
Como demonstrado nas figuras anteriores, um organismo pode apresentar alimentação variada e, consequentemente, ocupar diferentes posições em diferentes cadeias alimentares. O simples estudo destas cadeias não nos permite compreender a complexidade das relações de consumo dentro de um ecossistema, sendo necessário para isso analisar a maneira como estas cadeias se cruzam.

Como a mesma espécie pode se alimentar de maneira diversa ou servir de alimento para mais de um tipo de organismo, o fluxo da biomassa no ecossistema apresenta diversos caminhos alternativos. Para uma melhor visualização desse fenômeno, os ecólogos cunharam o conceito de teia alimentar. Ao contrário da cadeia, a teia alimentar não se apresenta como um fluxo retilíneo e único, mas se parece mais com um emaranhado de cadeias alimentares que se cruzam em vários pontos e nas quais os organismos podem estar em diferentes níveis tróficos.

Dado a complexidade das relações em um ecossistema, as teias alimentares são essenciais no estudo do fluxo de energia e biomassa dentro destes. Dificilmente um ecossistema apresentará uma cadeia alimentar simples que não se cruze em ponto algum com outra.

Possível teia alimentar em ecossistema brasileiro.


Na teia alimentar acima, percebam que várias espécies atuam em diferentes níveis tróficos ao mesmo tempo, por exemplo, a Coruja pode ser consumidor secundário ao predar a Cotia ou consumidor terciário ao predar o Sapo.

É importante destacar também o papel da Onça Pintada que é um predador de topo. Não há predadores naturais da Onça Pintada, e ela pode estar em diferentes níveis tróficos de consumidora, no entanto, está sempre no topo da cadeia alimentar. A biomassa desses animais não é transferida para outros através do consumo, mas pode ser reciclada pela ação de animais carniceiros ou decomposta, disponibilizando nutrientes inorgânicos aos produtores destes ecossistema. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 2°Ano (Ensino médio) - EJA Noturno:

Atividade de Biologia
 

1)As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença:
a) de parede celular.
b) de organelas celulares.
c) de carioteca.
d) de membrana plasmática.
e) de citoplasma.

2)A presença de núcleo bem definido caracteriza uma célula eucarionte, diferenciando-a de uma célula procarionte. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto da membrana que separa o material genético do citoplasma.
a) carioteca.
b) membrana plasmática.
c) parede celular.
d) tonoplasto.
e) plasmalema.


3). Numa célula animal, qual organela é responsável pela respiração celular?
A - Complexo de Golgi
B - Mitocôndria
C - Ribossomo
D - Centríolo

4) Qual das alternativas abaixo apresenta funções da membrana plasmática numa célula?
A - Dar forma a célula, além de controlar as substâncias que entram e saem dela.
B - Executar a respiração celular.
C - Fazer a síntese de proteínas dentro da célula.
D - Executar todo processo de divisão celular.

5)No citoplasma das células encontram-se diversas organelas, desempenhando funções diversas. Em relação à função desempenhada pelas mitocôndrias podemos afirmar que:
a) é responsável pela produção de energia a partir do gás carbônico e da glicose.
b) é a organela envolvida na síntese de proteínas.
c) é a estrutura que participa da síntese de lipídeos.
d) é responsável pela respiração celular.
e) Não participa das atividades metabólicas celulares.

6)(UFLA-JULHO/2006) Na coluna da esquerda, encontram-se nomes de organelas celulares e, na coluna da direita, importantes processos fisiológicos. Marque a sequência que representa a correlação CORRETA entre as duas colunas.
Organelas Processos fisiológicos
1 – Ribossomos A – Síntese de ATP
2 – Retículo endoplasmático B – Formação de grãos de secreção
3 – Mitocôndria C – Síntese de proteínas
4 – Lisossomos D – Digestão intracelular
5 – Aparelho de Golgi E – Neutralização de substâncias tóxicas

a) 1A, 2B, 3D, 4C, 5E
b) 1B, 2D, 3E, 4A, 5C
c) 1C, 2E, 3A, 4D, 5B
d) 1C, 2B, 3A, 4D, 5E
e) 1E, 2D, 3A, 4B, 5C

7)É correto afirmar que a membrana celular é totalmente impermeável? Justifique sua resposta!

8)Um determinado órgão do corpo humano produz e libera determinadas enzimas digestivas para atuar na degradação de certas substâncias. Sabendo -se que as enzimas digestivas são espécies de proteínas, nas células deste órgão espera-se encontrar maior quantidade de:
a)mitocôndrias e lisossomos;
b)retículo endoplasmático e ribossomos;
c)mitocôndrias e ribossomos;
d)ribossomos e complexo golgiense;
e)lisossomos e ribossomos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário